Formação - Página Inicial
  :: Quem somos
  :: Projetos
  :: Pesquisas
  :: Notícias
  :: Artigos
  :: Agenda
  :: Publicações
  :: Boletim
  :: Divulgue
  :: Links
  :: Parceiros

Incubadora de Projetos

Teleformação

Projeto Jovem Cidadão

Teatro e Dança
Noutro Turno
Turismo Comunitário
       Notícias

Encontro debate Políticas Públicas e Juventude
Por
Publicada em 25/05/2011

Como garantir à juventude maranhense políticas públicas que contribuam com o seu desenvolvimento? Como os governos federal, estadual e municipal podem trabalhar em ação cooperativa para garantia dessas políticas dialogando com a sociedade?

Essas são algumas reflexões que serão debatidas durante o VI Encontro de Políticas Públicas e Juventude, que será realizado entre os dias 25 e 27 de maio, no auditório do Ministério Público.

O encontro, que está na sua sexta edição, é uma realização em conjunto do Instituto Formação, IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), HISTEDBR-MA, CEPP (Centro de Estudos Político-Pedagógicos), ASP (Associação de Saúde da Periferia do Maranhão), Portal de Educação da Baixada Maranhense e UNICEF.

Neste ano, o tema principal da programação é “Ação Cooperativa entre os entes federativos para garantia da oferta de políticas públicas integradas de formação e qualificação profissional da juventude.”

Participarão do evento professores e estudantes da Rede Pública de ensino, especialistas e pesquisadores da área da educação, além de representantes do Ministério Público, Secretarias de Educação e Ministério da Educação.

Na programação científica está prevista a realização de sete simpósios com temas diferentes para serem debatidos.
Dentre os simposistas convidados estão: O Prof. Dr Carlos Augusto Abicalil (Secretário de Articulação do MEC), a Profa.Dra. Carla Coelho de Andrade (Pesquisadora da UNB e do IPEA), o Prof. Dr Dante Henrique Moura (Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte) e a Profa.Dra. Lisete Regina Gomes Arelaro (Diretora da Faculdade de Educação da USP).

Cada um deles discorrerá sobre temáticas diferentes, que vão da relação cooperativa entre os entes federativos na oferta de políticas públicas para a juventude, passando pelos avanços e retrocessos dessas políticas no século XXI, às polêmicas e consensos do Plano Nacional de Educação.
Também serão temas de discussão do encontro: as políticas para a formação e qualificação profissional dos jovens no país, o ensino médio integrado no Maranhão e a experiência dos Centros de Ensino Médio e Profissionalizante da Baixada Maranhense.

Os jovens também participarão como protagonistas do debate, através de uma ciranda de vozes que irá abrir espaço para que eles falem sobre os anseios e envolvimentos em diferentes políticas: comunicação, saúde, artes e esportes.
Histórico

A primeira edição do Encontro Estadual de Políticas Públicas e Juventude foi realizada em 2003 com a temática: Ensino Médio e Educação Profissional. Nesse encontro, apresentou e debateu os dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Formação sobre a situação de escolarização dos jovens e dos cursos de ensino médio existentes no Maranhão. Essa pesquisa, financiada pelo UNICEF e coordenada pelo Portal da Educação, Instituto Formação e Organizações Juvenis deu origem a uma publicação, cujo título é Ensino Médio e Educação Profissional no Maranhão – delineando o perfil e ressignificando os cursos com a participação dos jovens.

Em 2004, realizou-se o II Encontro de Políticas Públicas e Juventude, com o objetivo principal de socializar a experiência de criação de cursos de nível médio e profissional do CEMP de São Bento, cuja proposta curricular inovadora foi implantada pela Prefeitura Municipal, com o assessoramento feito aos professores, pelos especialistas do Instituto Formação, contando para isto com o suporte institucional de organizações como UNICEF e da Fundação Kellogg.

O III Encontro de Políticas Públicas e Juventude realizado na cidade de São Bento, dias 19 e 20 de outubro de 2005, com o apoio da UNESCO – Criança Esperança teve como finalidade propor uma discussão entre secretários de educação, professores do ensino médio, estudantes e especialistas do Instituto Formação e de outras instituições e organizações sobre a necessidade de se realizar um esforço coletivo, para mudar a qualidade das escolas de ensino médio, em especial da região da Baixada Maranhense, onde foram implantados 7 CEMP.

O IV Encontro Estadual de Políticas Públicas e Juventude foi realizado nos dias 19 e 20 de janeiro de 2007, em São Luís, e teve como principais objetivos: a) discutir as políticas públicas para e com a juventude nas áreas de educação, arte e cultura, educação física, esporte e lazer; b) debater as práticas de mobilização da juventude maranhense em defesa de políticas públicas de qualidade.

Já o V Encontro de Políticas Públicas e Juventude ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2008 com um rico debate sobre a formação da juventude, no qual os participantes tiveram a oportunidade de avaliar as políticas públicas ao longo do evento.

 
 Notícias recentes
Encontro debate Políticas Públicas e Juventude
VI Encontro de Políticas Públicas e Juventude
I Festival Maranhense de Animação - MARANIME
Programação Festival Maranime
Instituto Formação é tema de reportagem do Programa Ação
 
+ notícias  |  voltar  |  página inicial  |  imprimir
Buscar em Notícias
« Voltar
« Página inicial
« Imprimir
« Fale conosco
 
Assinar boletim
  Fale conosco Mapa do site